Setor de serviços mostra recuperação em novembro, após três meses de queda

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

O resultado foi divulgado IBGE na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

O setor de serviços mostrou sinais de recuperação em novembro de 2023, ao variar 0,4%, após três meses consecutivos de queda, que somaram uma perda de 2,2%. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

De acordo com o IBGE, o crescimento de novembro foi puxado por três das cinco atividades pesquisadas: outros serviços (3,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1%) e serviços prestados às famílias (2,2%). Essas atividades foram impulsionadas, respectivamente, pelos serviços financeiros auxiliares, pelas atividades jurídicas e pelos espetáculos teatrais e musicais.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, destacou que o setor de serviços está 10,8% acima do patamar pré-pandemia, ou seja, de fevereiro de 2020. Ele também ressaltou que, no acumulado do ano, até novembro, o setor registrou alta de 2,7%. No entanto, na comparação com novembro de 2022, o setor variou -0,3%, interrompendo uma sequência de 15 meses de taxas positivas nessa base de comparação.

As atividades que apresentaram queda em novembro foram as de maior peso no setor de serviços: transportes (-1%) e serviços de informação e comunicação (-0,1%). No caso dos transportes, a retração foi influenciada principalmente pelo transporte aéreo, que caiu 16,1%, devido ao aumento dos preços das passagens. Já nos serviços de informação e comunicação, a queda foi puxada pelo segmento de telecomunicações, que recuou 3,2%.

O Enem 2023 foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o território nacional. Mais de 1,1 milhão de estudantes se inscreveram no exame, mas apenas 837 mil compareceram às provas. O resultado individual dos candidatos foi divulgado nesta terça-feira (16), no site do Inep. As inscrições para o Sisu 2024 serão abertas no dia 22 de janeiro, e os candidatos poderão escolher entre mais de 200 mil vagas em universidades públicas de todo o país.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content