Raio mata bois que se abrigavam da chuva embaixo de árvore em fazenda no Tocantins

Compartilhe

Estado registra três casos de morte de animais por descargas elétricas em menos de um mês.

Um raio matou 14 touros durante uma tempestade no sul Tocantins. Os animais estavam abrigados embaixo de uma árvore, em uma fazenda e não resistiram à descarga elétrica. O Tocantins já registrou mais 60 mil cargas elétricas.

O raio atingiu a zona rural entre os municípios de Alvorada e Figueirópolis. De acordo com o proprietário, 14 touros foram atingidos. O prejuízo com a perda dos animais chega a mais de R$ 200 mil. Casos como este vem assustando os criadores de rebanho bovino do estado, esta é a terceira ocorrência do tipo em menos de um mês.

Na semana passada um caso semelhante foi registrado em Taipas, sudoeste do estado, e pelo menos 11 vacas que também estavam embaixo de uma árvore morreram. Nas duas ocasiões nenhuma pessoa se feriu.

Depois de uma estiagem prolongada, o começo de 2024 tem sido marcado por tempestade em várias regiões. Há menos de um mês mais de 40 bois também morreram após serem atingidos por um raio em uma fazenda de Paraíso do Tocantins. Nesse caso, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 150 mil.

No Tocantins mais de 62 mil raios caíram durante chuvas. A maioria das descargas atmosféricas foram registradas na região central e sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado está com alerta amarelo para chuvas intensas.

Uma chuva forte com vento caiu na região sul de Palmas. De acordo com o Inmet é esperado chuvas com volume entre 20 a 30 mm/h, além de ventos que podem chegar a 60 km/h.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content