Previsão indica maior probabilidade de precipitações abaixo da normalidade no Ceará
O prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril indica que o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela.
Os resultados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, e com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, além de secretários de Governo
Os estudos mostraram ainda a tendência de uma estação chuvosa mais curta este ano, isto é, com os principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março, sendo mais irregulares em abril e, principalmente, em maio.
Condições oceânicas
O campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) (mostra, na média das últimas quatro semanas, no oceano Pacífico equatorial central, condições térmicas (um aquecimento anômalo) que caracterizam o fenômeno El Niño. O índice ONI (Oceanic Niño Index, do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos), do período outubro, novembro e dezembro (OND) de 2023 foi de 1,9ºC (anomalia positiva).
No oceano Atlântico tropical observa-se predomínio de áreas aquecidas nas porções norte e sul, (anomalias positivas de TSM), de modo que a análise do dipolo do Atlântico tropical indica um valor próximo à neutralidade.
Os modelos de previsão de TSM, processados em janeiro de 2024, apontam, para o trimestre fevereiro, março e abril (FMA) de 2024, anomalias positivas no oceano Pacífico equatorial e tendência de dipolo entre neutro a positivo no Atlântico tropical.
Fonte- Funceme