Sisu 2024 tem recorde de vagas em instituições públicas de ensino superior

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compartilhe

O prazo vai de segunda-feira (22) até sexta-feira (25), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e querem ingressar em uma instituição pública de ensino superior já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. O prazo vai de segunda-feira (22) até sexta-feira (25), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona os candidatos com base na nota do Enem para cursos de graduação em universidades, faculdades, institutos e colégios federais, estaduais e municipais. O Sisu também oferece vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Nesta primeira edição de 2024, o Sisu tem a maior oferta de vagas desde o início do programa, em 2005. São 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de educação superior participantes do programa. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser consultada no site do MEC.

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter feito o Enem 2023 e ter obtido nota maior do que zero na redação. Além disso, é preciso informar o login e a senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal. No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições, mas a inscrição válida será a última registrada no sistema.

A seleção dos candidatos é feita de acordo com a nota do Enem, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Os participantes do Enem na condição de treineiro (que ainda não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.

A maioria das vagas ofertadas é de instituições federais (universidades e institutos). Nesta primeira edição de 2024 do Sisu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais oferece vagas (9.240 vagas). Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 oportunidades.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil vagas. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.

A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

Em 2024, o Sisu teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na oferta vagas em cursos de graduação, se destacam o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), 3.290.

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.

No dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.

A segunda chamada será no dia 12 de fevereiro, com prazo de matrícula até o dia 23 de fevereiro.

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 27 de fevereiro. A lista de espera será divulgada no dia 2 de março e a matrícula deverá ser feita entre os dias 2 e 9 de março.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content