Goleiro do Milan sofre racismo e cobra atitude das autoridades

Foto: Andrea Staccioli/Insidefoto/LightRocket via Getty Images
Compartilhe

O jogador francês de 26 anos usou sua conta no X (antigo Twitter) para denunciar o episódio e cobrar responsabilidade de todos os envolvidos

O goleiro do Milan, Mike Maignan, foi alvo de ofensas racistas por parte da torcida da Udinese, no último sábado (20/1), em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Italiano. O jogador francês de 26 anos usou sua conta no X (antigo Twitter) para denunciar o episódio e cobrar responsabilidade de todos os envolvidos.

Maignan afirmou que não é a primeira vez que sofre racismo e que nada mudou, apesar dos comunicados, campanhas e protocolos. Ele acusou os autores dos insultos, os espectadores que se calaram, o clube da Udinese, que minimizou o fato, e as autoridades, que não tomaram providências, de serem cúmplices da violência. Ele disse que não se sente uma vítima, mas um lutador contra o preconceito. “É uma luta difícil, que vai exigir tempo e coragem. Mas é uma luta que vamos vencer”, escreveu.

Durante a partida, Maignan foi chamado de “macaco” e ouviu outros xingamentos por parte da torcida da Udinese. Ele avisou o árbitro, que interrompeu o jogo por alguns minutos. O goleiro saiu de campo junto com seus companheiros de equipe, mas retornou logo depois. O Milan venceu o jogo por 3 x 2 e se manteve na terceira posição da tabela.

O caso de Maignan é mais um exemplo de racismo no futebol italiano, que tem histórico de episódios lamentáveis envolvendo jogadores negros. A Federação Italiana de Futebol e a Liga Série A têm sido criticadas pela falta de medidas efetivas para combater a discriminação e punir os responsáveis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content