Mato Grosso registra primeira ocorrência de subvariante da Ômicron no Brasil
A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado
Uma nova subvariante da covid-19, chamada de JN 2.5, foi identificada pela primeira vez no Brasil, em Mato Grosso. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado, que realizou o sequenciamento genético da nova cepa em quatro pacientes do sexo feminino que testaram positivo para a doença.
Segundo a secretaria, as quatro pacientes foram hospitalizadas entre os dias 16 e 18 de janeiro, após apresentarem sintomas gripais. Três delas já receberam alta médica e estão em isolamento domiciliar, sob monitoramento da vigilância municipal. A quarta paciente, que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, não resistiu e faleceu. A causa da morte ainda está sendo investigada pela equipe de vigilância da SES.
A subvariante JN 2.5 é uma variação da Ômicron, considerada a mais contagiosa entre as variantes do coronavírus. A nova cepa já foi detectada em outros países, como Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. Ainda não se sabe se a subvariante é mais transmissível ou mais grave do que a Ômicron.
Diante da descoberta da nova subvariante, o governo de Mato Grosso pediu à população que não entre em pânico, mas que mantenha os cuidados preventivos contra a covid-19. As recomendações são: usar máscara em caso de gripe ou resfriado; higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%; e vacinar-se contra a doença, seguindo o calendário de imunização.
A secretaria de saúde informou que está monitorando a situação epidemiológica do estado e que vai intensificar a vigilância genômica dos casos de covid-19, para identificar possíveis novas variantes ou subvariantes do vírus.