Loja na Bahia gera revolta na web após publicar vaga exigindo funcionária branca e “dócil”
Uma loja de eletrônicos localizada no município de Caetité, no sudoeste da Bahia, causou indignação nas redes sociais ao publicar uma vaga de emprego que exigia que a candidata fosse solteira, sem filhos, branca, gentil e dócil. A postagem, que ocorreu na última quinta-feira, 25, gerou repercussão na internet, com os internautas apontando racismo, misoginia e machismo evidentes no caso. Após a polêmica, a publicação foi deletada e a conta da loja, desativada.
Além dos requisitos discriminatórios mencionados, o anúncio também solicitava um contrato de trabalho de, no mínimo, dois anos, além de exigir que a candidata tivesse pelo menos 18 anos e ensino médio completo. A loja em questão, chamada SD Presentes, atua no mercado desde 2006, vendendo equipamentos eletrônicos.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Caetité se manifestou publicamente, repudiando qualquer tipo de ato de intolerância. O órgão informou que está investigando o caso e que as devidas providências serão tomadas para punir os responsáveis.
“Sempre seremos contrários às práticas discriminatórias, enfileirando-nos em defesa dos direitos constitucionalmente resguardados”, afirmou o Conselho em nota oficial.
O presidente do Conselho, Jorge Santana, anunciou que se reunirá na próxima segunda-feira, 29, com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, pois o órgão confirmou que a postagem continha ofensas raciais e misóginas.