Agricultor reclama de captação de água em açude por construtora

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

De acordo com o morador a captação de água está secando o açude que é de propriedade da construtora

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso

Um açude particular localizado no bairro Morada dos Ventos em Sobral está com sua capacidade muito baixa, o que está prejudicando os moradores que dependem da água do reservatório. De acordo com um morador que não quis se identificar e que reside às margens do barragem há mais de 20 anos, o problema é causado pela captação exacerbada de água pela Construtora Mãe Rainha que está construindo o loteamento Morada dos Ventos III.

O Sistema Paraíso conversou com a dona de casa Tereza Helena, ribeirinha do açude há 20 anos e que usa a água para o consumo. Dona Helena disse que a barragem já havia secado por falta de chuvas, mas desta vez seria por causa da captação de água pela construtora.

“O açude está secando agora porque estão tirando água. A gente tem gado para beber, tem umas ovelhas e a plantação que está até morrendo. Moro em um lugar muito alto e a água (do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral – Saae) não sobe direito. Às vezes passo semanas sem água. É do reservatório que eu tiro água para lavar coisas, tomar banho, lavar roupa e agora não tiro mais porque só tá a lama”, relatou a moradora.

O Portal Paraíso procurou a construtora que informou ter outorga da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para o uso da água da barragem. A advogada da empresa enviou a outorga que comprova a autorização de captação de água.

Já a gerência da Cogerh disse para o Portal Paraíso que vai averiguar a outorga do açude que não é público e em seguida enviará uma nota.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content