Medalha de ouro em Pequim 2022, patinadora russa é punida com quatro anos de suspensão por doping

Compartilhe

O resultado positivo no doping da patinadora russa foi divulgado durante os Jogos de Pequim em 2022.

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) suspendeu a patinadora russa Kamila Valieva por quatro anos por um caso de doping. Kamila testou positivo para trimetazidina em exame antidoping do Campeonato Russo de patinação, em dezembro de 2021. Dessa forma, a punição tem validade até o fim de 2025.

Ainda conforme a decisão, o CAS anulou todos os resultados conquistados por Valieva desde a época do exame positivo de doping. Nesse período, a patinadora russa participou das Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022, conquistando a medalha de ouro por equipes.

O resultado positivo no doping da patinadora russa foi divulgado durante os Jogos de Pequim em 2022. Por conta disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) nunca distribuiu as medalhas da prova por equipes. Desde então, a entidade e a União Internacional de Patinação está avaliando se os russos perderão ou não o ouro conquistado na disputa. Se isso ocorrer, os Estados Unidos, que ficam em 2º lugar, herdam o primeiro lugar. O Japão, por sua vez, ficaria com a prata, e o bronze iria para a equipe do Canadá.

Em dezembro de 2021, época do exame antidoping, Kamila Valieva tinha 15 anos. Atualmente, ela tem 17 e perderá o ouro conquistado no individual feminino do Campeonato Europeu de 2022. Até o momento, Valieva ainda não se manifestou sobre a punição do CAS, mas já se sabe que ela poderá entrar com recurso em até 30 dias para tentar reverter a decisão.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content