Inscrições para o Prouni 2024 vão até esta sexta-feira
O prazo foi prorrogado em razão de problemas técnicos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Os estudantes que desejam concorrer a uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior privada têm até esta sexta-feira (2) para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024. O prazo, que terminaria na quinta-feira (1º), foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em razão de problemas técnicos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Prouni 2024 oferece 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), em 15.482 cursos de graduação, de 1.028 instituições participantes. As bolsas são destinadas a estudantes que tenham renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial).
Para se inscrever gratuitamente, o candidato precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. No portal, o candidato pode escolher até duas opções de curso, turno e instituição, de acordo com a sua preferência e o seu perfil.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro, e o da segunda chamada, em 27 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram aprovados, no período de 1º a 7 de fevereiro (primeira chamada) ou de 1º a 8 de março (segunda chamada).
Para participar do Prouni, é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter zerado a prova de redação do Enem, nem ter feito o exame na condição de treineiro.
O Prouni é um programa do governo federal que visa ampliar o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda, por meio de bolsas de estudo em instituições privadas. Desde 2005, o programa já beneficiou mais de 2,6 milhões de estudantes.