Artigo científico alerta para a necessidade de preservação da Amazônia

Foto: Reutrs/Bruno Kelly
Compartilhe

O artigo, que reúne 24 pesquisadores de todo o mundo, sendo 14 brasileiros, é financiado pelo Instituto Serrapilheira

Um artigo científico liderado por pesquisadores brasileiros alerta para a necessidade urgente de medidas para preservar a Amazônia. O estudo indica que, se ações imediatas não forem implementadas, o ano de 2050 pode marcar o início de uma redução substancial na cobertura florestal da região amazônica.

A cientista Marina Hirota, professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das coordenadoras do estudo, explica que há cerca de 50% de possibilidade de uma redução significativa da floresta. Isso afetaria a quantidade de água e de carbono que a floresta é capaz de manter e reciclar. “Não é um colapso total, mas acaba sendo um colapso parcial”, afirma Hirota.

O artigo, que reúne 24 pesquisadores de todo o mundo, sendo 14 brasileiros, é financiado pelo Instituto Serrapilheira. Entre as medidas que podem ser tomadas para evitar o colapso parcial da floresta, Hirota destaca o combate ao desmatamento. “Essa seria uma ação importante e já está sendo feita”, diz.

Outra medida sugerida pela cientista é a restauração ecológica por meio de métodos eficientes. No entanto, isso depende de diferentes modelos de governança dentro do Brasil e de outros países amazônicos. “Como fazer isso, acho que ainda é uma pergunta em andamento”, conclui Hirota.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content