Mulheres são maioria em terceira seleção para graduação em Ciências

Foto: Ilum Escola/Divulgação
Compartilhe

A lista da primeira chamada deste ano revelou que 62,5% dos 40 aprovados são mulheres

Pela primeira vez, o número de mulheres aprovadas na terceira edição do curso de graduação em Ciência e Tecnologia da Ilum Escola de Ciência, em Campinas (SP), superou o de homens. A faculdade gratuita interdisciplinar em Ciência e Tecnologia faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A lista da primeira chamada deste ano, divulgada na sexta-feira (2) pela Ilum Escola de Ciência, revelou que 62,5% dos 40 aprovados são mulheres, enquanto os homens representam os 37,5% restantes.

Adalberto Fazzio, diretor da Ilum Escola de Ciência e membro da Academia Brasileira de Ciência, explicou que esse resultado é parte da ampliação do debate na sociedade científica sobre a importância do aumento da presença de mulheres na ciência.

Do total de convocados, 42,5% são da Região Sudeste; 30%, do Nordeste; 15%, do Centro-Oeste; 10%, do Sul; e 2,5%, do Norte.

A seleção dos aprovados considerou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a carta de intenção, com formulário de manifestação de interesse com relatos de experiências pessoais e escolares; e entrevistas remotas com os pré-selecionados. Metade das vagas foi reservada a estudantes da rede pública de ensino.

Com o lema “O Mundo Precisa de Mentes Curiosas e Questionadoras”, a Ilum atraiu um número recorde de estudantes interessados em se tornar cientistas. A terceira edição do processo seletivo anual registrou 3,9 mil inscrições, de todas as regiões do país, resultando em uma média de 97,5 candidatos por vaga, em 2024.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content