SUS poderá lançar programa de prevenção e diagnóstico de doenças em idosos
O objetivo do programa é prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas
Um Projeto de Lei atualmente em análise pela Câmara dos Deputados, propõe a criação do programa “Exames da Melhor Idade”. O objetivo do programa é prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas.
A proposta prevê alterações no Estatuto da Pessoa Idosa, estabelece que os exames devem seguir protocolos clínicos cientificamente comprovados e levar em consideração o histórico e o quadro clínico do paciente. Além disso, o programa deverá avaliar a saúde psicológica e a situação vacinal da pessoa idosa.
O texto do projeto de lei garante à pessoa idosa o direito de recusar qualquer exame proposto, com exceção daqueles definidos como obrigatórios pela autoridade sanitária competente.
A criação de um programa de avaliações regulares para idosos permitirá a detecção precoce de doenças e condições de saúde, favorecendo intervenções preventivas eficazes. Essa estratégia aumentará o contato da pessoa idosa com os serviços de atenção primária e criará oportunidades para a promoção da saúde.
Este é um passo significativo na melhoria da qualidade de vida dos idosos no Brasil, proporcionando uma abordagem mais proativa e preventiva para a saúde nesta fase da vida.