Petrobras e BNDES lançam fundo para apoiar startups de inovação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhe

O fundo, que será na modalidade Corporate Venture Capital (CVC)

A Petrobras e o BNDES anunciaram nesta quarta-feira (21) a criação de um fundo de investimento em startups de tecnologia e inovação voltadas para a transição energética. O fundo, que será na modalidade Corporate Venture Capital (CVC), terá como objetivo apoiar micro, pequenas e médias empresas que desenvolvem soluções para reduzir as emissões de carbono e promover o uso de energias limpas, como eólica, solar e biocombustíveis.

O CVC é uma forma de grandes companhias investirem em empresas menores com potencial de crescimento, notadamente de base tecnológica, que passam a ser parceiras na geração de valor e na busca por inovação. Segundo a Petrobras, o fundo será estruturado a partir de estudos que vão identificar os setores mais promissores para este tipo de investimento, considerando as estratégias de longo prazo das duas entidades.

A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado em julho do ano passado entre a Petrobras e o BNDES, que prevê a atuação conjunta nas áreas de óleo e gás, com foco em pesquisa científica, transição energética e descarbonização e desenvolvimento produtivo e governança. O acordo tem vigência de 4 anos.

A Petrobras e o BNDES afirmaram que o fundo vai contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil, estimulando o empreendedorismo, a competitividade e a geração de empregos qualificados. Além disso, o fundo vai alinhar as duas instituições aos compromissos globais de sustentabilidade e de combate às mudanças climáticas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content