Fiocruz inaugura centro de pesquisas em parceria com UFRJ
O projeto é fruto de um acordo entre as duas instituições, que visa estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou nesta quarta-feira (21) um novo centro de pesquisas no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, zona norte do Rio. O projeto é fruto de um acordo entre as duas instituições, que visa estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde.
O centro de pesquisas tem uma área total de quase 5 mil metros quadrados, onde serão realizados projetos nas áreas de biotecnologia, síntese química e nanotecnologia. O objetivo é desenvolver produtos, serviços e tecnologias que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população brasileira.
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, afirmou que a iniciativa é uma forma de potencializar a competência da fundação no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Ele explicou que a infraestrutura será coordenada pelas indústrias da Fiocruz, que possuem os conhecimentos técnicos e regulatórios necessários para o desenvolvimento de produtos em saúde.
A parceria entre Fiocruz e UFRJ também está alinhada com a Política de Inovação da Fiocruz, que prevê a participação e o estímulo à criação de ambientes promotores de inovação, como distritos, parques e polos tecnológicos.
O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo, destacou que a chegada da Fiocruz reforça a potencialidade do ecossistema de inovação da universidade para o desenvolvimento do país e traz benefícios para a saúde pública nacional. Ele ressaltou que o centro de pesquisas vai concentrar esforços em áreas-chave para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes, como equivalência farmacêutica, farmacocinética, micro e nanotecnologias farmacêuticas. Ele também citou o Centro de Referência Nacional em Farmoquímica e a Planta-Piloto para Imunobiológicos como exemplos de avanços significativos que vão impulsionar a capacidade nacional de produção.
O centro de pesquisas da Fiocruz no Parque Tecnológico da UFRJ é mais um passo para a consolidação de um polo de inovação em saúde na Ilha do Fundão, que já conta com outras instituições de pesquisa e empresas do setor. A expectativa é que o centro de pesquisas contribua para a geração de conhecimento, emprego, renda e qualidade de vida para a sociedade.