Vacina contra dengue chega a mais 29 cidades brasileiras
Até o fim deste ano, a vacinação será ampliada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que moram nos 521 municípios contemplados pela campanha
O Ministério da Saúde anunciou que vai enviar doses da vacina Qdenga para mais 29 municípios nos próximos dias, completando a lista de 521 cidades que foram selecionadas para receber o imunizante até a primeira quinzena de março.
A vacina Qdenga é a primeira e única vacina contra a dengue aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Ela foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda e tem eficácia de 80% contra os quatro tipos de vírus da dengue, sendo especialmente efetiva contra o tipo 2, que causa as formas mais graves da doença.
A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos, que são os mais vulneráveis à infecção. Até o fim deste ano, a vacinação será ampliada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que moram nos 521 municípios contemplados pela campanha. Essas cidades foram escolhidas por estarem localizadas em áreas de alta incidência da dengue tipo 2, que representa cerca de 40% dos casos no país.
Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de doses da vacina neste ano, que serão distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, serão mais 9 milhões de doses, que devem atender a demanda nacional. A pasta espera que a vacinação contra a dengue reduza os casos, as internações e as mortes causadas pela doença, que é considerada um problema de saúde pública no Brasil.
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e sangramentos. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, que podem levar à morte.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em janeiro, o Brasil registrou 1,4 milhão de casos prováveis de dengue em 2023, sendo 643 mortes confirmadas. Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal.
A vacinação contra a dengue é uma medida preventiva que visa proteger a população contra a doença, mas não dispensa os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas eliminem os possíveis criadouros do Aedes aegypti, como recipientes que acumulam água parada, e usem repelentes e roupas que cubram a pele. Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas de dengue devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.