Falta de energia no interior de Santa Quitéria passa de 20 dias

Compartilhe

Desde o início do ano, a recorrência de problemas relacionados à quedas de energia tem se mostrado presentes em diversos bairros e localidades de Santa Quitéria. Essas interrupções têm sido inconvenientes para os moradores, com demoras que levam mais de quatro horas ou até mesmo, mais de 20 dias para a resolução dos problemas.

Nos últimos dias, os bairros mais afetados foram Flores, Pereiros e vila Dert, conforme informado pelos usuários ao A Voz de Santa Quitéria. A comerciante Benedita Vanderlandia relata que na padaria que trabalha, perdeu muitos produtos e pães, resultando em um prejuízo em torno de R$ 3 mil: “a energia não chegou no horário, aí a massa não presta mais pra assar, e vai toda ‘pro mato”. E informa que neste dia, faltou das 14 até depois das 21 horas.

A Enel Distribuição Ceará informou, por meio de nota, que vem trabalhando de forma intensa para normalizar e restabelecer todas as ocorrências no fornecimento da energia na região, e reforçou o número de equipes técnicas para o atendimento emergencial.

“É importante esclarecer que as fortes chuvas, acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos, tem causado severos danos à rede elétrica. Nesse contexto, é válido destacar que a cidade de Santa Quitéria ocupa a 5ª posição (1.083, até o dia 21) no ranking das cidades mais afetadas por descargas atmosféricas neste ano de 2024, até o momento. O que, de fato, ocasiona em danificações na rede elétrica”.

Demais moradores do bairro Flores, também informaram seus prejuízos, como Abidoral Lopes, dono de um frigorífico, que conta sem o serviço, a carne fica mole e com cheiro forte, e os clientes acabam não comprando mais. Antonia Cláudia mora com pessoas com deficiências, e segundo ela, precisam de um ventilador, mas não conseguem ligar, o que causa preocupação na família.

No interior, a situação aparenta ser ainda mais calamitosa. A comunidade Várzea da Cruz está há mais de 20 dias no escuro, devido uma das chaves (canela) do transformador estar desarmada e mesmo com inúmeros contatos com a Enel, recebem apenas prazos que nunca são cumpridos. Já na fazenda Paraná, desde o dia 08 que moradores passam por este caos.

O diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Quitéria, Marcelo Magalhães, relata preocupação com a população que “tem sofrido por conta das irresponsabilidades da operadora”. Ele conta que foi feito um ofício para a Assembleia Legislativa do Ceará, especificamente para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ENEL. O documento relata transtornos que os quiterienses vem sofrendo. O ofício já foi protocolado e aguardam que as autoridades busquem uma solução para a situação.

Ele orienta que qualquer prejuízo eletrônico que alguém tenha em seus negócios, seja sobre bens materiais ou perecíveis, ligue para a ENEL, reclame da falta de energia, e anote todos os protocolos repassados. Com estes dados, ingressar na justiça para buscar a recuperação do prejuízo financeiro.

O Ministério Público do Ceará, por meio das Promotorias de Justiça de Santa Quitéria, também foi demandado sobre o assunto e informou através de assessoria que, até o momento, não recebeu nenhuma reclamação formal sobre os problemas com a concessionária de energia. Mas as denúncias podem ser feitas pelo e-mail secexecutiva.santaquiteria@mpce.mp.br ou pelo telefone (88) 3628-0657.

Fonte- A voz de Santa Quitéria

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content