Matrículas na educação profissional aumentaram 12,1%

Foto: Prefeitura Municipal de Jahu/Agência Senado
Compartilhe

Os dados, referentes à primeira etapa da pesquisa estatística, foram divulgados pelo MEC e pelo Inep

De acordo com o Censo Escolar 2023, a educação profissional e tecnológica (EPT) registrou um crescimento significativo na educação básica no último ano. Entre 2022 e 2023, o número de matrículas na EPT aumentou de 2,1 milhões para 2,4 milhões, representando um aumento de 12,1%. Esses dados, referentes à primeira etapa da pesquisa estatística, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do MEC, em Brasília (DF), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, juntamente com o presidente do Inep, Manuel Palacios, e o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, enfatizaram o crescimento da educação profissional.

Camilo Santana destacou que o MEC está discutindo o assunto com as redes de ensino e anunciou que nas próximas semanas será apresentada uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante. Segundo ele, essa iniciativa visa tornar o ensino técnico uma opção atrativa para os jovens, que poderão sair do ensino médio já com uma profissão.

Para fortalecer a EPT em todo o país, o MEC está atuando de forma proativa. Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), serão construídas cem novas unidades de institutos federais (IFs), totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais.

Essa ação visa promover a interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando condições para que o ensino médio e técnico sejam ofertados de forma integrada e se tornem ferramentas para o desenvolvimento social do país.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content