As chuvas requerem atenção especial
Como sempre acontece, os fenômenos da natureza surpreendem os homens com suas transformações. Por mais que os institutos tenham afirmado que 2024 não seria promissor para o Nordeste em chuvas regulares, as chuvas chegaram e em proporções maiores que os volumes tidos como normais.
A situação atual já de preocupação para as cidades que detêm grande reservatórios ou que são cortadas por rios, a exemplo de Sobral, que já enfrenta problemas com as primeiras chuvas, e que precisa ficar vigilante, no sentido de evitar os efeitos que as cheias, costumeiramente causam.
Os moradores ribeirinhos, a exemplo dos bairros Dom Expedito, Pedrinhas, Santa Casa e Tamarindo, assim como outras comunidades, precisam ficar atentas quanto ao comportamentos das chuvas, a fim de não serem surpreendidas como em outros invernos. Todos devem se lembrar que os invernos dos anos com terminação em quatro, sempre foram promissores. O deste ano requer também especial atenção, para que não se repitam episódios como em anos anteriores, quando Sobral decretara estado de calamidade.
Cabe à Defesa Civil mapear, com antecedência, locais que possam abrigar moradores que tiverem seus lares invadidos. Ações de última hora poderão ser incapazes de sanar situações desastrosas, capazes de colocar em risco as moradias e até mesmo à vida das milhares de famílias residentes na cidade e localidades do interior.