Produção industrial brasileira registra queda em janeiro de 2024

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Compartilhe

Essa queda é a maior desde abril de 2021, quando a produção industrial recuou 1,9%

A produção industrial brasileira registrou uma queda de 1,6% em janeiro de 2024 em comparação com dezembro de 2023, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa queda é a maior desde abril de 2021, quando a produção industrial recuou 1,9%.

Apesar da queda em janeiro, a indústria brasileira teve um desempenho positivo de 3,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este é o sexto mês consecutivo de crescimento nesta modalidade de comparação. No acumulado de 12 meses, o setor industrial cresceu 0,4%.

No entanto, a indústria brasileira ainda está 0,8% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,5% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

André Macedo, gerente da pesquisa, destacou que, apesar da queda em janeiro, houve um perfil disseminado de taxas positivas, com 18 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentando crescimento. Isso indica que a queda na produção industrial foi influenciada por poucos setores.

Os setores que mais contribuíram para a queda foram as indústrias extrativas, com uma queda de 6,3%, e os produtos alimentícios, com uma queda de 5%. A indústria extrativa foi impactada pela menor extração de petróleo e minério de ferro, enquanto a produção de alimentos foi afetada pela redução na fabricação de açúcar.

Outras contribuições negativas vieram da confecção de artigos do vestuário e acessórios, que caiu 6,4%, e dos produtos têxteis, que caiu 4,2%.

Por outro lado, 18 atividades registraram expansão na produção. Os setores que tiveram os maiores impactos foram produtos químicos (7,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (13,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%) e máquinas e equipamentos (6,4%).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content