Anvisa prioriza registro de dispositivos para diagnóstico da dengue
A decisão visa ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu priorizar, em caráter de urgência, todos os pedidos de registro de dispositivos destinados ao diagnóstico da dengue. A decisão, tomada durante uma reunião da diretoria colegiada, visa ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da epidemia.
A medida abrange as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas ao longo dos próximos 60 dias. Segundo a agência, também terão prioridade pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, garantindo a qualidade e a segurança desses produtos.
Além disso, a Anvisa informou que, a pedido do Ministério da Saúde, está avaliando a possibilidade de comercialização de autotestes para dengue. A agência deverá se pronunciar sobre o tema em breve.
Essa iniciativa da Anvisa é um passo importante na luta contra a dengue, pois a disponibilidade de dispositivos de diagnóstico eficazes e seguros pode acelerar a identificação da doença e, consequentemente, o início do tratamento adequado.