Inep amplia serviço de acesso a dados protegidos no Insper

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo
Compartilhe

A inauguração do novo espaço ocorreu após uma inspeção técnica realizada em fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) expandiu a estrutura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo. Agora, a instituição possui duas salas seguras dedicadas à pesquisa, sendo que a primeira está em funcionamento desde setembro de 2023. A inauguração do novo espaço ocorreu após uma inspeção técnica realizada em fevereiro.

Uma visita também foi realizada à Universidade de São Paulo (USP). Existe a expectativa de que o Inep estabeleça um acordo com a instituição em breve para a instalação de uma sala segura na Faculdade de Administração Economia e Contabilidade (FEA).

O Sedap permite o uso de bases de dados restritas do Inep para fins institucionais ou científicos. O serviço facilita a realização de estudos e promove o desenvolvimento de pesquisas de interesse público, mantendo o sigilo e a identidade dos indivíduos e das instituições.

A iniciativa dos núcleos, como o existente no Insper, possibilita o acesso a dados protegidos do Instituto por meio de uma sala segura. Este ambiente é implementado na instituição credenciada e conectado ao Sedap, na sede da Autarquia, em Brasília.

As entidades interessadas em iniciar os procedimentos para ter um núcleo do Sedap devem entrar em contato com a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep pelo e-mail dired@inep.gov.br. A parceria deve ser respaldada por um termo de cooperação técnica, conforme a Portaria n.º 312/2023.

Por meio do Sedap, é possível consultar informações em níveis elevados de desagregação, permitindo o desenvolvimento de estudos amplos e detalhados. Isso considera tendências, padrões e trajetórias educacionais que podem ser traçadas a partir de evidências apuradas pelo Inep. O Instituto disponibiliza bases de dados como as do Censo Escolar da educação básica e do Censo da Educação Superior, as duas principais pesquisas estatísticas do país sobre esses níveis educacionais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content