Sobral e suas mulheres maravilhosas

Compartilhe

A história de Sobral traz em si a presença marcante das mulheres em todos os seus períodos, a partir da criação. Não nos cansa relembrar de Quitéria Marque de Jesus, mulher de Antonio Rodrigues Magalhães que, juntamente com seu marido e também depois da viuvez, fez sucessivas doações de terras para a formação e o crescimento sobralense, quando aqui era apenas uma fazenda, que depois se transformou em vila, cidade, e hoje é uma espécie de metrópole regional.

As mãos operosas das guerreiras históricas desta terra, teceram as teias da implantação e do crescimento, contribuindo com o progresso em todas as áreas. São muitos os nomes das digníssimas damas que, sensíveis às necessidades dos demais moradores, notadamente os de menor posse, fizeram vultosas doações do patrimônio familiar, para que Sobral tivesse uma estrutura decente e digna.

Não seria justo fazer uma lista de nomes, já que isto daria brilho a algumas e o anonimato a outras. Portanto, é justo que saudemos a todas elas, de forma igualitária, reconhecendo seus feitos maravilhosos nas áreas da educação, saúde, arte e cultura, religiosidade, amparo social, dentre outras.

Como diz o poeta Martinho da Vila, existem mulheres de todas as cores, de várias idades… Sim, aqui existiram mulheres usando da chita aos vestidos de seda, sapatos, chapéus e adereços importados, num misto de pobreza e opulência, mas cada uma com sua importância e todas com amor por Sobral. Aplauso à mulher sobralense.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content