Projeto propõe isenção de biometria para idosos em atendimentos médicos
O Estatuto da Pessoa Idosa já estabelece que as instituições de saúde devem seguir critérios mínimos para o atendimento desse público
O Projeto de Lei 624/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe a isenção indefinida da biometria para idosos em consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos hospitalares e clínicos.
A autora da proposta, a deputada Fernanda Pessoa (União-CE), justificou a necessidade do projeto citando as dificuldades enfrentadas por muitos idosos. “Muitos idosos não conseguem atendimento, ou passam pelo constrangimento de não serem atendidos, tendo em vista que as digitais ficam prejudicadas com o tempo”, explicou Pessoa.
O Estatuto da Pessoa Idosa já estabelece que as instituições de saúde devem seguir critérios mínimos para o atendimento desse público, oferecendo orientações e mantendo a capacitação dos profissionais atualizada. No entanto, a nova proposta visa aprimorar ainda mais o atendimento a esse grupo, eliminando a necessidade de biometria, um obstáculo comum para muitos idosos.
A proposta é um passo importante para garantir que os idosos recebam atendimento médico adequado e sem constrangimentos. Ainda está em análise na Câmara dos Deputados e, se aprovada, poderá trazer mudanças significativas no atendimento médico a idosos em todo o país.