Ensino Fundamental tem necessidade de atenção para evitar repetência

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
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O estudo revela que quase metade das crianças e jovens nessa faixa etária não concluíram os estudos de forma regular

Apenas 52% dos estudantes brasileiros nascidos entre 2000 e 2005, atualmente com idade entre 19 e 24 anos, conseguiram concluir o ensino fundamental no tempo certo, e apenas 41% deles finalizaram o ensino médio no período adequado. Esses dados são do levantamento inédito “Indicador de Regularidade de Trajetórias Educacionais”, da Fundação Itaú. O estudo revela que quase metade das crianças e jovens nessa faixa etária não concluíram os estudos de forma regular, tendo enfrentado intercorrências como abandono, evasão ou reprovação.

O levantamento, realizado em parceria com os pesquisadores Chico Soares, Izabel Costa da Fonseca, Clarissa Guimarães e Maria Teresa Gonzaga Alves, traz o retrato da trajetória escolar de crianças e adolescentes nascidos entre 2000 e 2005 em um período longo, de 2007 a 2019. Segundo Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, o estudo evidencia um problema: somente metade dos estudantes brasileiros, nesse período, concluíram o ensino fundamental na idade certa e com trajetória regular, sem ter passado por repetência, reprovação e abandono escolar.

O estudo reforça a necessidade de o Brasil começar a construir políticas e programas mais voltados para a etapa do ensino fundamental, onde a repetência, reprovação e abandono começam a explodir. São os anos finais do fundamental, do sexto ao nono ano, uma etapa muitas vezes esquecida pelas políticas e programas federais, estaduais e municipais.

Patricia argumenta que essa é uma etapa decisiva, pois é onde começa a adolescência. As crianças, aos 11, 12 anos, começam a entrar em uma fase onde vivem muitas transformações físicas, emocionais e sociais. No Brasil, na maioria dos casos, quando a criança vai do quinto para o sexto ano, passa a ter mais professores e um currículo mais complexo. Os professores são especialistas que muitas vezes não recebem formação para trabalhar com esses estudantes que estão no começo da adolescência e que transitam entre infância e adolescência.

Parte dos problemas de repetência, reprovação e abandono no ensino fundamental está enraizada na falta de um olhar específico, de programas e de suporte, para que essas escolas possam melhorar a qualidade da experiência desses adolescentes. Aqueles que sobrevivem no sistema educacional continuam para o ensino médio, onde também há problemas de abandono e evasão. O esforço do estudo foi no sentido de mapear que o problema grave já começa em uma etapa que não tem sido olhada com a devida atenção.

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