Falta de água em Sobral obriga multidão ir para o rio Jaibaras
Desde às 5h da manhã que os moradores estão indo para o rio com garrafões, baldes e tambores para levar a água imprópria para o consumo para casa
A falta de água em vários bairros de Sobral gerou uma cena inusitada nesta sexta-feira (22). Dezenas de moradores do bairro Sumaré recorreram às águas barrenta do Rio Jaibaras para lavar roupas e vasilhas e tomar banho. De acordo com os residentes desde às 5h da manhã que todos estão indo para o rio com garrafões, baldes e tambores para levar a água imprópria para o consumo para casa.
Segundo algumas pessoas que falaram com a equipe de reportagem do Sistema Paraíso, quem não tem caixa d´água em casa, há dez dias está sem água, mas para aqueles de dispõe do equipamento está com menos. Dona Raimunda Ripardo disse que em sua rua todos estão reclamando da falta de água e as caixa d´água de todos já secaram piorando a situação.
Já outra dona de casa que não se identificou disse que em sua casa está com três dias sem água depois que a caixa secou. A aposentada Francisca das Chagas que estava lavando as louças no rio disse que em sua casa está com três dias e levou os netos para tomar banho no rio.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae), o problema é um vazamento em uma adutora de abastecimento dos bairros Alto do Cristo, Caiçara, Dom José, Domingos Olímpio, Expectativa, José Euclides, Juvêncio de Andrade, Junco, Nossa Senhora de Fátima, Padre Ibiapina, Parque Silvana, Pedro Mendes, Renato Parente e Vila União.
Ainda segundo o Saae a previsão de normalização do abastecimento é até segunda-feira (25) e que o retorno será gradual, começando pelas regiões centrais e, em seguida, pelas regiões mais elevadas e mais afastadas.
“É possível que, assim que o fornecimento for restabelecido, ocorram alterações na turbidez da água, sem representar riscos à saúde. O Saae de Sobral agradece a compreensão da população e reitera seu compromisso em fornecer água com regularidade, qualidade e segurança” diz a nota.
A assessoria de imprensa do Saae não atende às tentativas de contato do Portal Paraíso.