Dependência de IA generativa entre estudantes prejudica Desempenho

Foto: Reuters/Florence Lo/Arquivo
Compartilhe

Os pesquisadores descobriram que uma maior dependência do ChatGPT foi associada a níveis mais altos de procrastinação e perda de memória

A dependência de estudantes do ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa, está associada à procrastinação, perda de memória e queda no desempenho acadêmico. Essas são as descobertas de um estudo publicado no International Journal of Educational Technology in Higher Education.

O estudo, intitulado “É prejudicial ou útil? Examinando as causas e consequências do uso da IA generativa entre estudantes universitários”, foi conduzido por Muhammad Abbas, Farooq Ahmed Jam e Tariq Iqbal Khan. Os pesquisadores descobriram que uma maior dependência do ChatGPT foi associada a níveis mais altos de procrastinação e perda de memória, além de um impacto negativo no desempenho acadêmico.

“No último ano, observei uma crescente e acrítica dependência de ferramentas de IA generativa entre meus alunos para várias tarefas e projetos que atribuí”, disse Muhammad Abbas, professor associado na Escola de Gestão FAST da Universidade Nacional de Ciência da Computação e Ciências Emergentes no Paquistão.

O estudo foi conduzido em duas fases. Inicialmente, os pesquisadores desenvolveram e validaram uma escala para medir o uso do ChatGPT por estudantes universitários para fins acadêmicos. Na segunda fase, eles buscaram validar as descobertas da primeira fase enquanto também testavam hipóteses específicas relacionadas ao impacto do ChatGPT.

Os pesquisadores descobriram que níveis elevados de carga acadêmica e pressão de tempo foram preditores significativos de aumento do uso do ChatGPT. Além disso, estudantes que eram mais sensíveis a recompensas eram menos inclinados a usar o ChatGPT, indicando uma possível preocupação com a integridade acadêmica.

“A pessoa média deve reconhecer o lado sombrio do uso excessivo de IA generativa”, disse Abbas. “Embora essas ferramentas ofereçam conveniência, elas também podem levar a consequências negativas, como procrastinação, perda de memória e comprometimento do desempenho acadêmico.”

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content