Ceará tem mais de 15 mil professores sem curso superior
Os dados são do Censo Escolar 2023 e aponta o Ceará em 13° lugar entre os estados que mais tem professores sem ensino superior.
Considerado um dos estados brasileiros com a melhor educação do Brasil, o Ceará conta com mais de 15 mil professores que lecionam no Ensino Fundamental e Médio, mas sem diploma de graduação.
Os dados são do Censo Escolar 2023 elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e corresponde a 14,4 % dos professores das escolas de Ensino Básico no Ceará. O total absoluto de professores na ativa sem diploma de graduação são 15.364.
Os dados do Censo Escolar 2023 aponta o Ceará em 13° lugar entre os estados que mais tem professores sem ensino superior. Na região Nordeste, o Ceará ocupa o 7° lugar a frente apenas do Rio Grande do Norte. Esses dados incluem escolas públicas e privadas das cidades e dos estados.
Uma grande parte dos professores do Ceará sem ensino superior concluíram o ensino médio, porém 183 profissionais que lecionam no Estado concluíram apenas a primeira fase dos estudos.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases N° 9.394 de 1996, a formação mínima de nível médio na modalidade normal para professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.
Fonte : Diário do Nordeste