Tecnologia permite que deficientes visuais “ouçam” e “sintam” o eclipse solar

Imagem: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Compartilhe

Quando o Sol brilhar, os usuários ouvirão notas de flauta altas e delicadas

No dia 8 de abril, enquanto a maioria dos observadores estará olhando para o céu para contemplar o eclipse solar total, pessoas com deficiência visual (total ou parcial) também poderão participar do evento de uma maneira única: ouvindo e sentindo o eclipse.

Isso será possível graças a dispositivos de som e toque, chamados LightSound, que estarão disponíveis em reuniões públicas na data do eclipse. “Eclipses são coisas muito bonitas e todos devem ser capazes de experimentá-lo uma vez na vida”, disse Yuki Hatch, estudante do ensino médio em Austin, Texas (EUA), que tem deficiência visual e é entusiasta do espaço.

O LightSound é uma caixa responsável por traduzir a mudança da luz em sons. Quando o Sol brilhar, os usuários ouvirão notas de flauta altas e delicadas. Conforme a Lua cobrir o Sol, notas de médio alcance de um clarinete serão emanadas. Por fim, a escuridão total será renderizada por meio de um som de clique baixo.

O dispositivo é resultado da colaboração entre Wanda Díaz-Merced, astrônoma com deficiência visual total, e Allyson Bieryla, astrônomo de Harvard. Díaz-Merced traduz regularmente seus dados em áudio para analisar padrões. Um protótipo do equipamento já foi utilizado no eclipse total de 2017 que cruzou os EUA, enquanto sua versão portátil já foi usada em eventos similares.

Para o eclipse de 8 de abril, a dupla está trabalhando com outras instituições para distribuir, ao menos, 750 LightSounds em locais que possuam eclipses no México, EUA e Canadá. Foram realizadas oficinas em universidades e museus para a construção dos dispositivos e fornecimento de informações faça-você-mesmo no site da equipe. Essa iniciativa inovadora promete tornar a experiência do eclipse acessível a todos, independentemente de suas habilidades visuais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content