Greve dos servidores do Detran paralisa serviços em Sobral
Os serviços paralisados são os executados no Detran, mas os serviços terceirizados continuam
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) entraram em greve nesta quarta-feira (3) em todo o estado do Ceará. Por causa da greve o Detran de Sobral fica sem os serviços de: transferência de veículo, troca de placas, emissão de novas placas, emissão de documentos, primeira habilitação, prova prática de direção, prova teórica de legislação, curso de multas, indicação de condutor infrator, além do atendimento reduzido. Os serviços realizados por terceirizados como o Vapt Vupt não serão suspensos.
A greve foi decidida em assembleia geral do Sindetran-CE no dia 27 de março. O sindicato afirma que o Detran do Estado do Ceará é o que menos remunera os servidores em comparação com outros órgãos de trânsito, sejam municipais e até mesmo estaduais em todo o Nordeste.
Os profissionais reivindicam valorização salarial, equiparação vencimental, melhores condições de trabalho, auxílio à saúde mental e melhor infraestrutura. Ao todo em Sobral são 20 agentes que afirmaram para o Portal Paraíso que a reivindicação é antiga e foi feita em várias reuniões com o superintendente Michel Mourão e com o Secretário Antônio Ney, mas foi ignorada pelo governo do Estado que não fez aceno para a possibilidade de negociação.
Orientado pelo sindicato para não se identificar, um dos servidores que aderiu a greve em Sobral fez uma comparação com o salário de um agente municipal de trânsito em Fortaleza, que ganha acima de R$ 5 mil, com o salário que o Detran-CE paga, que de acordo com ele equivale à metade.
Em um comunicado de covnocação para a greve o sindicato faz um apelo ao governador Elmano de Freitas: “Sr. Elmano de Freitas, negocie com o Detran, valorize os servidores, mostre que em seu governo o senhor preza pelo trabalhador, fazendo jus ao nome do seu partido. Não deixa a população ser prejudicada por algo que é de sua responsabilidade”, diz o comunicado.