Morcego com raiva é encontrado em São Paulo
Raiva é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
Um morcego com o vírus da raiva foi encontrado na região da Lapa, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da capital (SMS).
Em nota, a autoridade de saúde informou que iniciou uma série de ações por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) após a confirmação da amostra positiva para raiva no animal na Lapa.
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
A vigilância em saúde tem distribuído folhetos informativos e instruído os tutores de animais domésticos sobre medidas preventivas contra a raiva. A pasta enfatiza ainda a importância da manutenção da vacinação antirrábica anual atualizada.
Até o momento, não foram identificados casos secundários relacionados a esse morcego ou animais domésticos.
Segundo orientação da secretaria, caso uma pessoa encontre um cidadão caído na rua, ela deve comunicar a Vigilância em Zoonoses.
Diante do comunicado, a autoridade deve realizar a vistoria no local, coletar o animal e o encaminhar para análise laboratorial a fim de que seja realizado o diagnóstico de raiva.
A pasta ainda recomenda que, no caso de acidentes com morcegos, vivos ou mortos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico de referência, para avaliação e indicação de tratamento.