Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média, aponta novo prognóstico da Funceme
O novo prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no início da tarde desta sexta-feira, 8, aponta 40% de probabilidade de chuvas dentro da média, entre abril e junho de 2024.
Tanto as chances de precipitações abaixo da normal quanto acima da normal são de 30%.
Os modelos de previsão ainda apontam para uma tendência de alta variabilidade temporal e espacial das chuvas entre os meses de abril e maio, conforme a Funceme.
O prognóstico dos meses de fevereiro a abril levava em consideração a atuação do El Niño no Nordeste, que poderia abrir período de estiagem no Ceará.
Porém, as condições observadas mostraram favorecimento do enfraquecimento desse evento de El Niño.”
A análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala mostram ainda condições de El Niño no Pacífico Equatorial, com padrão de anomalias positivas, porém com menores magnitudes em relação aos meses anteriores, mas ainda assim, indicando a atuação do fenômeno. Os ventos próximos à superfície e em altos níveis apresentam fraca condições de acoplamento entre oceano e atmosfera. Em subsuperfície (entre 0 e 300 metros de profundidade), ainda no oceano Pacífico, são observadas áreas com águas mais frias do que a média, essas estão aflorando na parte mais a leste, próximo à costa da América do Suç, o que favorece o enfraquecimento desse evento de El Niño”, diz a nota técnica da Funceme.
Fonte- Funceme