Prazo para regularizar e emitir título de eleitor termina em 1 mês

Compartilhe

A data máxima para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral ou emitir o primeiro título de eleitor é 8 de maio, conforme o TSE.

Entre os preparativos para as eleições municipais de 2024, a população eleitoral apta do Brasil tem um mês para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral, transferir, atualizar dados cadastrais ou emitir o primeiro título de eleitor. A data máxima é 8 de maio.

Com a proposta “Título na mão”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, nesta segunda-feira (8/4), um “tuitaço” no X (antigo Twitter) para mobilizar a população a regularizar ou emitir o título eleitoral até o fim do prazo.

Para aqueles que têm a documentação eleitoral, todo o processo para regularizar, transferir ou atualizar dados cadastrais pode ser realizado pela internet, na página do TSE. Clique na aba “Serviços eleitorais” e, na sequência, em “Autoatendimento eleitoral”.
Vá em “Título Eleitoral” e consulte o serviço desejado

No entanto, as pessoas que vão emitir o título pela primeira vez precisam comparecer a um cartório eleitoral da região. A partir dos 16 anos, é possível tirar esse documento.

Vale ressaltar que o voto é facultativo entre 16 e 17 anos, mas, a partir dos 18 anos, passa a ser obrigatório. A idade máxima é 69 anos, segundo a Justiça Eleitoral.

As eleições municipais de 2024, responsáveis por eleger os prefeitos e vereadores dos municípios do Brasil para os próximos quatro anos, estão previstas para 6 de outubro e um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês (27 de outubro), conforme o calendário do TSE.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content