Olimpíada de Matemática bate recorde de escolas e cidades inscritas
As provas da Olimpíada serão aplicadas em 4 de junho (1ª fase) e 19 de outubro (2ª fase)
A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) alcançou dois recordes notáveis: o maior número de escolas participantes, com 56.513 instituições, e a marca de 5.564 cidades inscritas, representando uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.
Realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep se consolida como a maior competição científica do país, com a participação de 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.
“Vinte anos depois de termos iniciado a Obmep, ela continua crescendo e batendo recordes de participação, numa notável vitalidade”, destacou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
As provas da Olimpíada serão aplicadas em 4 de junho (1ª fase) e 19 de outubro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 20 de dezembro. Os ganhadores serão premiados com medalhas nacionais de ouro, prata ou bronze e garantirão o ingresso no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que oferece aulas avançadas em matemática e uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas premiados que integram o programa.
A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para estimular a participação dos estudantes, a Olimpíada também premiará alunos com melhor desempenho estadual, com a distribuição de pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais. Vale ressaltar que a premiação estadual não permite acesso ao PIC.
Criada pelo Impa em 2005, a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.