Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe
A campanha de vacinação teve início oficialmente em 25 de março
Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que apenas 22% do público-alvo recebeu a vacina contra a gripe. Até agora, 14,4 milhões de doses foram aplicadas, de uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação teve início oficialmente em 25 de março.
“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).
Em 2024, a vacinação contra a influenza ocorrerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. Essa mudança na estratégia, implementada desde 2023, visa atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.
Este ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A baixa adesão à vacinação reforça a necessidade de conscientização sobre a importância da imunização para a prevenção da gripe.