Sexta-feira de pânico em Sobral com toque de recolher imposto por criminosos
De acordo com a polícia 11 indivíduos que disseminaram o comunicado foram presos
Depois de uma ação da Polícia Militar de Sobral, na madrugada de sexta-feira (19), que resultou na morte de três indivíduos, integrantes de uma organização criminosa, foi disseminado nas redes sociais, por criminosos, toque de recolher, obrigando comerciantes e donos de casas de shows de parte da cidade a fecharem seus estabelecimentos sob ameaças de usar a força e a violência.
De acordo com a polícia, através de uma denúncia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de que sete indivíduos armados em um veículo fizeram de refém um moto uber na área do bairro Sinhá Saboia. Ao serem abordados ignoraram a ordem de parada e iniciou-se uma perseguição e em seguida atiraram na composição que revidou resultando na morte de três dos suspeitos.
Em resposta à ação da polícia, uma organização criminosa divulgou em grupos de whatsapp um comunicado ordenando que os comércios ficassem fechados durante 24h. Já, bares e casas de shows durante sete dias. Apenas as igrejas foram dispensadas do toque de recolher.
O comunicado causou pânico nos empresários que baixaram as portas de seus estabelecimentos com medo da violência. Os sobralenses registraram com fotos ruas comerciais do Centro e de vários bairros com os estabelecimentos fechados. “Parecia um feriado. Lembrei da pandemia quando tudo ficou fechado e as ruas desertas”, disse um morador da Cohab II.
Alguns comerciantes denunciaram que estavam recebendo de golpistas mensagens de whatsapp exigindo transferência de valores via Pix, se aproveitando do atual contexto para impor pânico.
A Polícia Militar de Sobral informou que realizou a prisão de 11 indivíduos autores da disseminação do comunicado do toque de recolher e que nesta segunda-feira (22), informará através de nota o resultado dos trabalhos realizados em torno do ocorrido. Sobre e extorsão via whatsapp, a PM enviou uma nota:
NOTA do Comando da Polícia Militar em Sobral – Alerta sobre golpes!
Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel ou estabelecimento comercial será alvo de qualquer tipo de violência, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!
Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas “ordens” para fechamento do comércio em algumas regiões da cidade. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!
O cidadão que for vítima desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as forças de segurança pública no município de Sobral, através dos telefones 190 e 181, para atuação das polícias quanto à investigação e reforço de patrulhamento. Trata-se de crime de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.
Não faça qualquer transferência, acione a polícia!
#políciamilitar #alertasobregolpe #sobralsegura