Seminário aborda violência nas escolas na Percepção dos Estudantes

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
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O projeto tem sido fruto de inúmeras discussões, conferências estaduais e municipais

O primeiro seminário da nova série de encontros “Pesquisa Inep” abordou a violência nas escolas na percepção dos estudantes brasileiros. A live, transmitida na terça-feira, 30 de abril, está disponível no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube.

Maria Teresa Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, destacou o trabalho da Autarquia e a contribuição dos estudos na construção do novo Plano Nacional da Educação (PNE). “O Brasil caminha para a construção de um novo PNE. O projeto tem sido fruto de inúmeras discussões, conferências estaduais e municipais, que aconteceram ao longo de 2023 e continuam neste ano. O volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas é parte desse esforço”, concluiu.

O artigo “Violência na escola na percepção dos estudantes brasileiros: evidências do PIRLS e do Pisa”, de autoria de Flavia Viana Basso, Clara Etiene e Clarissa Guimarães Rodrigues, analisou o conceito de violência escolar no contexto brasileiro e apresentou evidências para contribuir com a elaboração do próximo PNE.

O artigo explora os dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) 2021 e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 sobre a ocorrência de diferentes tipos de violência na percepção dos estudantes. Foi observado que os estudantes que sofrem violência com maior frequência faltam mais às aulas, demonstram desempenho inferior aos demais e estão mais propensos à irregularidade em sua trajetória escolar.

As análises sociodemográficas concluíram que as crianças com faixa etária de 10 anos relatam sofrer algum tipo de violência com maior frequência do que os estudantes de 15 anos, e que os episódios de violência são mais relatados pelos estudantes pretos, pardos e indígenas, especialmente nos dados do PIRLS.

O próximo seminário será transmitido no dia 7 de maio, no canal do Inep no Youtube, com os temas: “Carência de professores na educação básica: risco de apagão?” e “Aprendizado no ensino fundamental: diagnóstico das desigualdades e ‘escolas invisíveis’”.

A série “Pesquisa Inep” será composta por cinco webinários, realizados semanalmente, às terças-feiras, às 10h (horário de Brasília), e transmitidos no canal do Inep no Youtube. Os encontros fomentarão um debate acerca dos estudos que compõem os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e outros estudos que contribuam para a compreensão das questões e dos desafios educacionais do país, além de possibilitarem subsidiar as políticas públicas para a efetivação do direito à educação, com qualidade e equidade.

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