O conto de fadas de milhões de dólares
O município de Sobral é um dos privilegiados na obtenção dos milionários recursos destinados pelo CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Graças ao aval do senador Eunício Oliveira, foi conseguido um empréstimo de US$ 50 milhões, para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura.
Os recursos tinham como destinação a expansão e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e água potável, bem como o SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Compreende:
1) Ampliação da rede de esgotos do Município, construção e recuperação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e de Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs);
2) Ampliação e requalificação do sistema de abastecimento de água;
3) MELHORIA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE COLETA SELETIVA, INCLUINDO A AQUISIÇÃO DE BENS E EQUIPAMENTOS; e
4) Elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana, atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, elaboração de estudo orientado à reorganização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral, elaboração do plano de controle de perdas do sistema de distribuição de água e do cadastro de rede, e elaboração e atualização de estudos e projetos de engenharia.
Essa é só mais um dos contos de fada de Sobral, que faz com que os pobres se iludam enquanto que os conjuntos habitacionais de luxo são os únicos beneficiados com saneamento e demais serviços de qualidade.