SpikeVax: Distrito Federal inicia aplicação de nova dose contra a covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe

Os imunizantes são destinados a crianças de até 4 anos, conforme calendário de rotina

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começa, nesta quarta-feira (15), a aplicação da vacina contra a covid-19 SpikeVax, da farmacêutica Moderna. Os imunizantes são destinados a crianças de até 4 anos, conforme calendário de rotina, e como dose de reforço para diversos grupos prioritários.

Os grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

A Secretaria de Saúde destacou que, independentemente do número de doses prévias contra a covid-19, todos que pertencem aos grupos prioritários devem tomar uma dose ao ano da SpikeVax. No caso de pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes ou puérperas, a orientação é receber uma dose a cada seis meses.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários devem apresentar ainda laudos médicos que apontem as comorbidades listadas ou comprovantes das atividades profissionais previstas, conforme o caso.

São classificados como indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoide em doses iguais ou maiores que 20 miligramas (mg) ao dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais, entre outros.

As comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação com a SpikeVax incluem diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, entre outras.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content