Rajada de vento derruba palco e mata 9 em comício eleitoral no México
Na noite de quarta-feira (22), uma tragédia abalou o estado de Nuevo León, no norte do México. Uma rajada de vento derrubou uma estrutura durante um evento de campanha do partido Movimento dos Cidadãos, resultando na morte de nove pessoas e deixando outras 65 feridas.
O candidato presidencial do partido, Jorge Alvarez Maynez, estava presente no evento e confirmou que a ventania causou o colapso do palco na cidade de San Pedro Garza Garcia. Alvarez foi levado a um hospital, mas afirmou que está bem. No entanto, vários membros de sua equipe ficaram feridos.
Em decorrência do incidente, Alvarez cancelou os eventos de campanha que estavam previstos para quinta-feira (23). O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, expressou suas condolências, afirmando: “Abraço a familiares, amigos das vítimas e apoiadores do partido. Estamos atentos”.
O governador de Nuevo León, Samuel García, informou que a região tem registrado trovoadas, com ventos fortes e chuvas intensas. Alvarez Maynez, que está em terceiro lugar nas eleições presidenciais do México, marcadas para 2 de junho, está muito atrás da candidata do partido que está no poder, Claudia Sheinbaum, e da segunda colocada, Xochitl Galvez, que representa uma ampla coalizão de oposição.