Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade adequada

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Compartilhe

O parâmetro estabelecido pela Enec é de 1 Mega por estudante no maior turno

Uma recente pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apontou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais no Brasil possuem acesso à internet com a velocidade recomendada. O estudo foi conduzido por meio de um medidor de qualidade de conexão em 32.379 instituições públicas que atendem mais de 50 alunos no turno principal.

De acordo com os dados coletados, somente 3.640 unidades escolares apresentaram velocidade de download igual ou superior a 1 Megabyte por segundo (Mbps), conforme estabelecido pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do governo federal.

Paulo Kuester Neto, supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, ressalta a crescente relevância da tecnologia da informação no ambiente escolar. Ele enfatiza a necessidade de uma conexão à rede que atenda adequadamente a todos os estudantes.

“É fundamental que as escolas disponham de velocidade adequada, considerando os diversos tipos de aplicação utilizados por estudantes e professores em sala de aula. Por exemplo, assistir a vídeos demanda mais recursos do que uma simples navegação ou acesso a redes sociais”, explica Kuester Neto.

O parâmetro estabelecido pela Enec é de 1 Mega por estudante no maior turno, garantindo que todos tenham, no mínimo, a capacidade de realizar atividades de uso geral, como navegação na internet e acesso a redes sociais.

Apesar dos avanços nos últimos anos, ainda há espaço para melhorias na oferta de internet com conexão adequada nas escolas públicas. O Ministério da Educação (MEC) tem se esforçado nesse sentido, e a própria medição da velocidade nas escolas, realizada pelo NIC.br, é incentivada pelo MEC, conforme destaca o núcleo de pesquisa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content