Ritchie comemora 40 anos de “Menina Veneno” com show na Estação das Artes
Em comemoração aos 40 anos da música “Menina Veneno”, hit que o consagrou, o cantor Ritchie apresenta seu novo show “A vida tem dessas coisas” neste domingo (2), a partir das 18h, na Estação das Artes, em Fortaleza. Com eclética programação, o fim de semana no equipamento inclui ainda show de Ana da Rabeca e as Mulheres da Tradição, Feira Mais Vinil e atividade para a criançada.
Na sexta (31), a Kuya – Centro de Design do Ceará recebe o espetáculo “Trunqueiras”, às 19h, do coletivo de mulheres Afiá. A partir da figura da pombagira, entidade feminina comum nos terreiros de umbanda, as artistas propõe uma experiência multissensorial que, por meio de sons, cheiros, luzes, vibrações e mudanças na temperatura, possibilita uma relação singular com a performance e busca a valorização da força coletiva das mulheres.
Às 20h é hora da Gare girar as luzes para o show da Caravana Cultural, associação sem fins lucrativos atuante no ensino, pesquisa e difusão de manifestações artísticas, indumentárias e folguedos da tradição afrodescendente que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira. No repertório estão presentes ritmos como Maracatu de Baque Virado, Maracatu Cearense, Afoxé, Bumba Meu Boi, Jongo, Tambor de Crioula, Coco e diversos tipos de sambas.
Na sequência é a vez de Ana da Rabeca e as Mulheres da Tradição subirem ao palco para apresentar ritmos tradicionais como xote, baião, manzuca e cirandas. Com vasto repertório, que inclui as cearenses Ângela Linhares e Cidália, o show conta também a trajetória de Mestre Ana, única mulher rabequeira do estado, reconhecida em 2022 como Tesouro Vivo do Ceará. As duas apresentações que acontecem na Gare na noite de sexta (31) foram aprovadas no Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023.
Fonte- GCMAIS