Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Compartilhe

O design e o layout eram idênticos, e a página ostentava o título “Inscrição Enem 2024”

A jornalista Mônica Siqueira e sua família enfrentaram uma desagradável surpresa ao tentar inscrever a filha, ainda menor de idade, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Moradora de Brasília, a jovem desejava fazer a prova como forma de treinamento, mesmo antes de concluir o ensino médio.

Na última quinta-feira (30), ao pesquisar o endereço da página de inscrição no Google, Mônica encontrou um site que se passava pelo oficial. O design e o layout eram idênticos, e a página ostentava o título “Inscrição Enem 2024”. Até mesmo o chat de inteligência artificial, que orientava o passo a passo, estava presente.

Seguindo o procedimento e fornecendo alguns dados, a estudante chegou à página de cobrança, onde era solicitado o pagamento de R$ 85, com opções de boleto ou Pix. Mônica optou pelo Pix e efetuou o pagamento, inclusive com um pequeno desconto.

No entanto, após não receber nenhum e-mail de confirmação, mãe e filha começaram a suspeitar que haviam caído em um golpe. A filha percebeu que o site sequer perguntou se a prova seria feita como participante “treineiro” ou “para valer”.

Após buscar informações com amigos e nas redes sociais, Mônica constatou que havia sido vítima de uma enganação. Além do prejuízo financeiro, ela destaca o impacto negativo na educação: “Pessoas podem não perceber que caíram no golpe e achar que estão inscritas. Para muitos, esse dinheiro faz falta, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade”.

Relatos semelhantes surgiram nas redes sociais nos últimos dias, todos apontando para o mesmo site fraudulento: inscricao-2024.com, que já foi retirado do ar. O caso está sob investigação da Polícia Federal.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, reforçou que a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. Além disso, as inscrições corretas podem ser pagas por cartão de crédito e débito, não apenas por boleto e Pix.

A Google, ao ser procurada, informou que adota políticas rigorosas para anúncios em sua plataforma e bloqueia contas de anunciantes que violam essas políticas. Em 2023, globalmente, foram bloqueados ou removidos 5,5 bilhões de anúncios e 12,7 milhões de contas.

As inscrições para o Enem 2024 estão abertas até 7 de junho (com prazo ampliado para estudantes do Rio Grande do Sul devido à calamidade causada pela chuva). A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até 12 de junho. O Enem, além de avaliar o desempenho escolar, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content