Aroma do café pode ser uma ferramenta para reduzir o tabagismo
Os resultados indicaram que o grupo exposto ao aroma do café teve uma taxa menor de retorno ao hábito de fumar
Pesquisadores brasileiros descobriram que o aroma prazeroso do café pode ser um elemento importante para diminuir o vício do tabagismo. Em um estudo preliminar com 60 fumantes, metade deles inalou a fragrância de pó de café e a outra metade não. Os resultados indicaram que o grupo exposto ao aroma do café teve uma taxa menor de retorno ao hábito de fumar.
Em 2014, cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) identificaram que a fragrância do café ativa uma região específica no cérebro, o núcleo acumbens, que faz parte do sistema de recompensas. Essa mesma região é ativada por substâncias psicoativas, como a cocaína. A pesquisadora Silvia Oigman, diretora científica da startup de biotecnologia Café Consciência, parceira do IDOR, explicou que esse sistema de recompensas também pode ser mal utilizado por meio de substâncias psicoativas.
Com base nesses achados, os pesquisadores conduziram um ensaio clínico em 2016, utilizando o aroma do café para substituir a vontade de fumar em 16 fumantes. Esse estudo piloto serviu como base para uma pesquisa mais ampla realizada em 2022, envolvendo 60 fumantes. Os resultados indicaram que a intervenção com o aroma do café teve potencial, embora não tenha alcançado significância estatística.