Olimpíada de Matemática das escolas públicas inicia com recorde de participantes

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Compartilhe

A primeira etapa consiste em uma prova com 20 questões de múltipla escolha

Nesta terça-feira (4), mais de 18,5 milhões de alunos participaram da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), registrou um recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 instituições de 5.564 cidades, representando uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da Obmep na identificação de talentos e na continuidade dos estudos. Ele ressaltou que o novo ciclo da competição coincide com o início da graduação do Impa Tech, que conta com uma turma majoritariamente composta por egressos da olimpíada.

A Obmep ocorre em duas fases. A primeira etapa consiste em uma prova com 20 questões de múltipla escolha, dividida em três níveis de acordo com o grau de escolaridade dos alunos: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Os estudantes têm duas horas e 30 minutos para finalizar o exame, enquanto os alunos com necessidades especiais dispõem de três horas e 30 minutos.

Nesta fase inicial, as escolas são responsáveis tanto pela aplicação quanto pela correção das provas, seguindo as instruções e gabaritos elaborados pelo Impa. Os alunos competem dentro de suas próprias escolas, concorrendo a vagas para a segunda fase da Obmep, cuja quantidade varia de acordo com o número de inscritos por nível e escola.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content