Empresas de apostas online devem se regularizar até janeiro de 2025

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
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As empresas podem providenciar a documentação legal e inscrever-se no Sigap

As empresas de apostas esportivas e jogos online, conhecidas como “bets”, têm até o fim deste ano para se regularizar. Segundo uma portaria publicada no Diário Oficial da União no fim de maio, essas empresas deverão pagar R$ 30 milhões à União para obter autorização de exploração comercial e evitar a ilegalidade a partir de 1º de janeiro.

Para obter a autorização, as empresas devem cumprir critérios relacionados a cinco categorias: habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, idoneidade, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica. Desde a publicação da portaria, as empresas podem providenciar a documentação legal e inscrever-se no Sistema de Gerenciamento de Apostas (Sigap).

As empresas que conseguirem autorização e pagarem a concessão de R$ 30 milhões poderão explorar até três marcas comerciais em território nacional durante cinco anos. Segundo o Ministério da Fazenda, os critérios foram estabelecidos para dar mais proteção aos apostadores e garantir que as empresas autorizadas tenham estrutura de governança corporativa “compatível com a complexidade, especificidade e riscos do negócio”.

A partir de 1º de janeiro, as empresas de apostas não autorizadas estarão sujeitas a penalidades. A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda tem 180 dias para analisar os pedidos das empresas. Como regra de transição, as empresas que pedirem autorização até 20 de agosto, 90 dias após a publicação da portaria, receberão resposta ainda este ano. Todas as empresas autorizadas nesse primeiro grupo terão as portarias de autorização publicadas conjuntamente.

Além de comprovarem capacidade econômico-financeira elevada, as empresas de apostas deverão ter sede e canal de atendimento aos apostadores no Brasil, obedecer a políticas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, promoverem jogo responsável, garantir a integridade das apostas, prevenir a manipulação de resultados e adotar boas práticas de publicidade e propaganda.

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