Outlook.com vai perder integração com o Gmail em breve

Compartilhe

A companhia disse que precisa focar em melhorar a segurança de seus usuários, que terão que usar navegadores atualizados.

A Microsoft anunciou uma série de medidas para aumentar a segurança em sua plataforma de e-mails, o Outlook.com. Uma delas é a perda da integração entre o serviço e o Gmail a partir de 30 de junho de 2024. A versão mais recente do app Outlook para Windows e Mac, no entanto, continuará suportando contas do Gmail normalmente.

A decisão mais crítica da Microsoft foi encerrar o suporte para a Autenticação Básica (Basic Authentication) no serviço do Outlook.com. A empresa explicou que a Autenticação Básica, baseada no fornecimento simples do login e senha, é obsoleta e insegura. Ultimamente, o método vem sendo cada vez mais explorado por hackers em tentativas de roubo de credenciais.

Com o fim desse suporte, o Outlook.com adotará a Autenticação Moderna (Modern Authentication), como é chamada pela empresa. Esse tipo de verificação realiza processos adicionais que rodam no plano de fundo, sem que o usuário perceba, tornando a autenticação mais robusta e confiável.

O problema é que diversos apps de terceiros que não suportam o protocolo vão perder a compatibilidade com as contas do Outlook. A empresa disse que vai alertar seus usuários que usam clientes de e-mails nos quais o serviço vai parar de funcionar.

As medidas para resolver o problema incluem alterações de configuração (escolhendo o método de autenticação OAuth2), remoção e adição da conta ou a substituição do aplicativo.

Essa mudança também afetará usuários que utilizam endereços do Hotmail e do Live.com. Atualmente, o Mozilla Thundebird e o Apple Mail já suportam a Autenticação Moderna, além é claro, o app Outlook.

A Microsoft também anunciou o encerramento da versão light para a web de seu serviço de e-mail. O Outlook.com light é uma versão mais leve da plataforma, voltada para navegadores antigos. A companhia disse que precisa focar em melhorar a segurança de seus usuários, que terão que usar navegadores atualizados.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content