Combate ao fogo no Parque de Itatiaia continua sem previsão de fim

Foto: Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação
Compartilhe

O combate conta ainda com o auxílio de até duas aeronaves

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro segue empenhado no combate ao incêndio florestal que atinge o Parque Nacional de Itatiaia (PNI). O fogo começou na tarde de sexta-feira (14), por volta das 14h, e desde então, mais de 100 bombeiros, provenientes de 18 quartéis de vários municípios do estado, têm trabalhado intensamente. O combate conta ainda com o auxílio de até duas aeronaves.

Criado em 1937, o PNI é o primeiro parque nacional do Brasil e, atualmente, enfrenta um grande desafio devido ao incêndio. O porta-voz dos bombeiros, major Fábio Contreiras, informou que ainda não é possível prever a duração do combate, especialmente devido à dificuldade de acesso às áreas mais altas do parque, que chegam a altitudes de mais de 2 mil e 2,5 mil metros. “O acesso é ruim, são locais íngremes. É um desafio o bombeiro estar ali fisicamente, porque a declividade é muito alta, então não é possível o combate terrestre. Nesses locais, duas aeronaves fazem simultaneamente o combate ao incêndio jogando água”, explicou Contreiras.

As aeronaves desempenham um papel crucial na operação, captando água de tanques montados nas proximidades e despejando-a do alto para combater os focos de incêndio. Além dos bombeiros, o esforço conta com a participação de 25 guardas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque, e cerca de 50 militares do Exército, que ajudam no combate manual utilizando abafadores.

Enquanto uma parte dos bombeiros atua nas aeronaves, outra parte trabalha em áreas próximas às estradas onde o fogo também se alastra. “Nessas localidades conseguimos fazer o combate a pé, com diversas guarnições, com uso de abafadores nos focos em locais com mais fácil acesso. Também temos muitas viaturas de água lá, visto que algumas estradas permitem o acesso dos caminhões e, com isso, a gente consegue fazer o combate em locais mais próximos às estradas”, acrescentou Contreiras.

O esforço conjunto das equipes tem sido fundamental para tentar controlar o incêndio, mas a situação ainda é crítica e sem previsão de término. A comunidade e as autoridades seguem em alerta, esperando que os trabalhos possam em breve trazer o controle completo do incêndio e a preservação do Parque Nacional de Itatiaia.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content