Maior onda de calor em décadas nos EUA deve atingir mais da metade da população
Uma onda de calor duradoura e expansiva, estimulada por um “domo de calor” intenso, dominará o Centro-Oeste e o Nordeste dos Estados Unidos com temperaturas recordes até o final da próxima semana, dando início a um verão com o período de calor mais intenso deste ano.
Nesta semana, centenas de recordes de temperatura poderão ser igualados ou quebrados nos EUA, à medida que um enorme “domo de calor” se instala em parte na região Leste do país.
Vários recordes históricos de alta temperatura para o mês de junho podem ser quebrados. Os termômetros podem registrar índices normalmente vistos apenas nos dias mais quentes de julho.
Partes do Centro-Oeste até o Nordeste dos Estados Unidos poderão enfrentar a mais longa onda de calor já vista em décadas, informou o Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia americano.
Milhões de pessoas que vivem até o norte do estado do Maine, na região Nordeste, e que não estão acostumadas a um calor tão intenso, devem ser impactadas com temperaturas próximas aos 32 °C.
Além disso, a sensação térmica será ainda maior, podendo chegar aos 37 °C com a umidade.
O calor, que já chegou ao Sul e parte do Centro-Oeste, fez com que o serviço de meteorologia alertasse a população sobre máximas de 32 °C em algumas áreas.
Isso impactou também uma data comemorativa no país. No domingo (16), foi comemorado o Dia dos Pais nos EUA.
Altas temperaturas nesta semana
Durante o resto dessa semana, o risco de calor extremo estará em vigor para a região dos Grandes Lagos até o Nordeste dos EUA, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
Os dias mais quentes da semana serão quarta (19) e quinta-feira (20), mas os próximos dias serão apenas um pouco menos quentes. A temperatura atingirá níveis perigosos em muitos lugares, incluindo as principais áreas metropolitanas de Chicago, St. Louis, Detroit, Cleveland, Pittsburgh, Nova York e Boston.
“A última vez que vimos um calor em Pittsburgh como o que esperamos para a próxima semana foi há 30 anos (quase no mesmo dia), quando atingiu 35 °C ou mais por seis dias seguidos (15 a 20 de junho de 1994)”, pontuou o escritório do serviço de meteorologia local no X.
“Esse é o período mais longo de dias acima de 35°C. Temos uma chance de igualar ou superar isso”, adicionou.
Fonte- CNN