Pesquisa revela desafios no ensino de Educação Física nas escolas
A pesquisa envolveu profissionais tanto de escolas públicas (86%) quanto de escolas particulares (13%)
Um estudo realizado com mais de 3 mil professores de educação física em todo o Brasil apontou questões críticas relacionadas à infraestrutura e à disponibilidade de materiais nas aulas. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Península, uma Organização não Governamental, envolveu profissionais tanto de escolas públicas (86%) quanto de escolas particulares (13%), durante os meses de outubro e novembro de 2023.
De acordo com o levantamento, impressionantes 94,7% dos professores destacaram a necessidade de melhorias nos espaços onde as aulas de educação física são ministradas. Entre os problemas identificados estão a precária condição das quadras esportivas, a ausência de vestiários e a falta de materiais essenciais, como bolas de handebol, basquete, vôlei e até mesmo de futsal.
Quando questionados sobre as estratégias adotadas para lidar com as limitações de infraestrutura, 51,9% dos professores afirmaram que trazem seu próprio material, enquanto 50,9% relataram criar seus próprios recursos. Além disso, 16% recorrem a doações e 14,6% adaptam atividades que não dependem de materiais específicos. Surpreendentemente, 11,1% levam os estudantes para fora do ambiente escolar.
A pesquisa também revelou que 79,8% dos professores já compraram materiais com recursos do próprio bolso. Os itens mais frequentemente adquiridos pelos docentes incluem bolas de futsal (19,2%), bolas de vôlei (17%), bambolês (13,6%) e bolas de handebol (11,2%).
Daniela Kimi, do Instituto Península, ressalta: “Isso indica que muitos professores sentem que não possuem as ferramentas adequadas para desempenhar seu trabalho. A melhoria dos espaços escolares é fundamental para que possam exercer plenamente sua função como educadores físicos.” O Instituto Península é uma ONG dedicada à capacitação de professores e à promoção da qualidade na educação.